Marketing digital para médicos e clínicas

O WhatsApp para empresas vem aí
11 de setembro de 2017
Anúncios no YouTube: entenda quais são e como funcionam
3 de janeiro de 2018
Exibir tudo

Marketing digital para médicos e clínicas

Quem precisa de um serviço na área da saúde procura a internet ou a indicação de um conhecido. O marketing digital é o que determina os vencedores no mundo online, e vai além de esperar a demanda, pois também pode informar para conscientizar e gerar oportunidades.

Mas como começar?

Comece pelo seu site.

O site é o destino final de qualquer campanha, seja uma busca no Google, uma publicação em uma rede social ou até mesmo uma indicação de um amigo. É o site que vai receber seu futuro cliente e tem a missão de encantar, para gerar a conversão (consulta, exame, procedimento). Conquistar um bom ranqueamento no Google também depende da qualidade do website.

Uma boa colocação no Google é fundamental, mas como?

Quem pesquisa algo no Google está próximo ao momento de compra. Estima-se que mais de 70% dos negócios atualmente iniciem com uma busca no Google. Então todos querem estar lá, mas isto gera um ambiente de concorrência acirrada. Quem iniciou primeiro já tem uma grande vantagem, mas para subir posições ou se manter, é preciso ater-se a alguns itens:

Site com conteúdo relevante para o Google, com:

  • Planejamento das palavras chaves que se quer alcançar
  • Aplicação destes termos no site, nos locais corretos
  • Site tecnicamente preparado e integrado ao Google
  • Conteúdo original
  • Blog para aumentar o conteúdo relevante e original
  • Estímulo do tráfego através de redes sociais com publicações patrocinadas, Google Adwords (patrocinado), e-mail marketing e outros canais
  • Persistência e medição constante do desempenho por grupo de palavras chaves alvo

Mostre seu conhecimento, e isto exige dedicação.

O marketing de conteúdo consiste em repassar parte do seu conhecimento através de um blog para informar seus futuros clientes. Não se trata de passar a solução, mas orientar. Por exemplo, um dermatologista pode escrever sobre os principais tipos de manchas na pele. Alguém com manchas pode buscar no Google ou receber uma publicação no Facebook, e então compreender qual o caminho a seguir, que normalmente será uma consulta. Na área da saúde esta é a forma mais efetiva de repassar conhecimento e se tornar relevante no mundo online.

Por mais que conheça o seu negócio, para dar uma aula ou palestra é necessário se preparar. Transmitir o conhecimento na internet através de artigos em um blog segue a mesma lógica. É necessário investir algum tempo para transportar um conhecimento amplo em um texto que desperte o interesse. Com o tempo isto se torna rápido, basta ter profissionais capacitados no marketing digital para pegar seu artigo e transportar para a internet: revisar o texto, publicar profissionalmente, revisar para o Google (SEO), postar nas redes sociais e disparar uma newsletter.

Além do blog, a Agência 260 também disponibiliza para você a opção de VLOG. Que nada mais é que um blog em vídeo. Essa opção aumenta ainda mais a credibilidade e o estreitamento da relação com o público alvo. O vídeo é uma tendência que deve ser aproveitada ao máximo.

Engaje os profissionais para participarem. Um ajuda o outro.

Se você trabalha em uma clínica ou hospital com mais profissionais, estimule todos a participarem do marketing de conteúdo, e também da criação de serviços com maior interesse. Um visitante que chega para ler sobre um determinado assunto pode se interessar por outro. Além disso, o site e blog ganham maior força perante o Google. Outra vantagem é que as campanhas patrocinadas podem ser direcionadas para o remarketing, ou seja, por quem já passou pelo site, com a tendência de atingir um público mais qualificado por um investimento menor.

Por fim, seu marketing digital está usando estes canais?

Segue um resumo dos principais canais de marketing digital para a área da saúde:

  • Website profissional
  • Blog profissional
  • Marketing de conteúdo
  • Redes sociais, principalmente Facebook
  • Utilizar o Facebook Ads, patrocionado
  • Investir em SEO (Search engine Optimization), ou seja, técnicas para seu site e blog indexarem no Google
  • Google Adwords Patrocinado

Importante: na área da saúde deve-se cuidar com a “propaganda” que pode ser ilegal. Conheça as regras no site do CFM (Conselho Federal de Medicina). Por isto prefira “informar” do que “incentivar” a contratação de serviços.

Adaptado de: eSauce

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Ficaríamos muito felizes em trabalhar com você! Mas, para isso, precisamos entender quais são suas necessidades. Escreva no campo abaixo sobre quais serviços você quer saber mais e responderemos em até 24 horas. Vamos, juntos, decidir qual direção seguir!

[contact-form-7 id="2209" title="Contact form"]