WhatsApp Business: Aplicativo para empresas

‘Aprendi a cortar gastos que pareciam imprescindíveis’
15 de janeiro de 2018
Exibir tudo

WhatsApp Business: Aplicativo para empresas

Perfil empresarial, ferramentas de mensagens, estatísticas e outras funcionalidades chegam para facilitar o contato entre clientes e empresas via WhatsApp!

Em setembro de 2017, falamos aqui no blog que o WhatsApp para empresas estava em fase de testes. (ver artigo) E, finalmente, ontem (26/01/18) foi liberado aqui no Brasil!

No cenário atual, em que quase tudo é feito de maneira digital, o WhatsApp vem sendo cada vez mais importantes para as empresas manterem um contato próximo,rápido e descontraído com seus clientes. Essa comodidade aumenta, e muito, a satisfação e fidelidade do público.

Mas vamos ao que vocês realmente querem saber: Quais as diferenças?

Perfil

O que achamos mais importante foi o perfil do WhatsApp (aquela tela que costumava mostrar a foto, o telefone e uma frase de status). No WhatsApp Business, o perfil ganha novas informações:

● Endereço – Além de mostrar o endereço da sua empresa escrito, tem também um mapa integrado ao Google Maps!
● Tipo de negócio
● Horário de atendimento
● E-mail
● Website

     

Automação de respostas

Agora você pode optar por uma resposta automática para seus clientes, o tempo todo ou em horários específicos! Como nem sempre estamos disponíveis e sabemos a importância de responder os clientes, essa função também é importantíssima.

E você pode definir o horário em que quer ativar a resposta automática:

● Enviar sempre

● Horário programado

● Fora do horário comercial

Além disso, você também pode criar uma resposta automática para quem enviar uma mensagem para você pela primeira vez ou após 14 dias de inatividade.

     

Respostas rápidas

Outra função de ouro! Dessa forma, você pode automatizar respostas para serem utilizadas através de pequenos comandos, como por exemplo /obrigado, que entrega uma resposta rápida de agradecimento. Um exemplo prático dessa funcionalidade: Uma clínica de estética que costuma receber com muita frequência a pergunta “Como funciona tal procedimento?” pode automatizar uma resposta como “/talprocedimento” com o texto explicando tudo e, quando enviar esse comando para o cliente, ele receberá o texto completo!

Etiquetas

Com essa funcionalidade, você pode criar etiquetas e classificar as conversas do WhatsApp. Por exemplo; assim que um cliente fez um pedido, você pode colocar nessa conversa uma etiqueta como “aguardando pedido”. Assim que o pedido for concluído, uma etiqueta como “aguardando pagamento”. Quando tudo estiver finalizado, uma etiqueta como “concluído”. Essa é uma excelente forma de organização e que aumenta a produtividade de uma empresa.

No restante, o aplicativo é igual ao WhatsApp comum.

PERIGOS

São dois cuidados MUITO IMPORTANTES para tomar:

O primeiro, que parece desnecessário falar, mas na verdade é um risco que pode trazer muito transtorno para a sua empresa, é lembrar de fazer um backup das conversas. Na instalação do novo aplicativo existe o risco de suas conversas serem apagadas, dependendo da forma que você utilizava o WhatsApp comum anteriormente.

O segundo: Depois de feito, não é possível alterar o nome da empresa. Então, leia e releia quantas vezes for necessário para não ter erros! Uma letra faltando, um erro de digitação… Podem ficar para sempre nesse número. Não é possível desvincular o nome salvo do número. Ou seja, a partir do momento que você salvar, esse número sempre terá o nome que você colocou. Só será possível ter outro nome se você comprar outro chip (com outro número) e começar tudo de novo. Então, ATENÇÃO!

Como ter o WhatsApp Business?

É bem simples, é só entrar no aplicativo Play Store do seu celular (o app só esta disponível para Android) e procurar por “WhatsApp Business”. Em seguida, instalar o app e fazer o cadastro. Tudo, desde que você abre o aplicativo, é bem explicado e fácil de fazer.

A dica é: faça tudo com calma e leia todas as instruções (sem ficar pulando pra ser mais rápido).

Nós, da Agência 260, já testamos e aprovamos! E você, o que achou?

Whatsapp: (11) 94194-4711

Telefone: (11) 2658-7274

E-mail: contato@agencia260.com.br