Neste artigo vamos explicar qual a diferença entre essas duas opções e todas as vantagens que você terá se fizer a escolha certa.
O perfil é a versão do Facebook para pessoas físicas (público principal quando a rede social foi lançada). Nele você pode preencher informações como nome, aniversário, local de estudo/trabalho, interesses pessoais, relacionamento, etc. Adiciona seus amigos, recebe lembretes de aniversários, jogos, eventos e outras ferramentas.
A página é a opção para inserir a sua empresa (independente do segmento) nessa plataforma de maneira profissional e comprometida. Com essa opção vêm uma infinidade de ferramentas que vão auxiliar (e muito) a sua empresa a ter mais resultados.
Para ficar mais fácil de entender, veja essa tabela rápida de resumo:
Perfil | Página |
Os outros usuários adicionam como amigo. | Os outros usuários curtem. |
Quantidade de amigos limitada. | Quantidade de curtidas ilimitada. |
Administrado por um único usuário. | Administrado por múltiplos usuários. |
Nível único de administração. | Diferentes níveis de administração. |
Personalização básica (avatar e capa). | Personalização avançada (avatar, capa, CTA’s e plugins). |
Informações de pessoa física. | Informações de pessoa jurídica (marca). |
Envio de mensagens individual. | Envio de mensagens em massa. |
– | Abas especiais. |
– | Estatísticas (Facebook Insights). |
– | Plataforma de anúncios (Facebook Ads). |
Agora que você já entendeu a diferença, vamos falar um pouquinho mais do porquê ter uma página?
Você sabia que nos termos de uso do Facebook é especificado que o perfil deve ter caráter pessoal? Isso quer dizer que ao criar um perfil para sua empresa você está ferindo os termos de serviço e, por isso, sua conta pode ser removida a qualquer momento.
Imagine só: Você passa um tempão trabalhando para adicionar amigos, publicar, escrever, criar uma relação com os clientes e de repente: sua conta é excluída. Com certeza não seria nada bom, né?
Um perfil de facebook é limitado ao número de 5 mil amigos. Não é um número baixo, é? Mas e se sua empresa decolar e seu crescimento ficar preso por conta disso? Além do fato que o número de curtidas na sua página tende sempre a aumentar, por mais que leve tempo.
Com certeza sua empresa tem produtos ou serviços a oferecer. Usando a página da sua marca, você pode criar uma vitrine virtual! Usando a aba de Loja do Facebook, é só cadastrar os produtos com a respectiva foto e valor e pronto, seus clientes podem ver tudo que você oferece no conforto do celular ou computador e, quando quiserem comprar, é só mandar uma mensagem para a sua página.
Pessoas e outras páginas podem mencionar publicamente sua página. Em perfis, isso só é possível para seus amigos.
Se a sua empresa tiver um local físico, as pessoas podem fazer um check-in e marcar que estão nesse local. Em perfis, isso é impossível.
O Facebook disponibiliza inúmeros recursos para você analisar a sua página. Você consegue ver gráficos precisos, relatórios, estatísticas detalhadas por áreas (seguidores, curtidas, visualizações, interações, etc)
Além de possibilitar que você enxergue melhor o seu público alvo, apresentando dados como sexo, idade e localização.
Você pode adicionar pessoas para gerenciarem sua página. É muito prático! Todos conseguem administrar a página e manterem-se conectados aos seus perfis pessoais simultaneamente.
E você pode limitar o acesso de cada usuário participante da gestão da sua página, dividindo em colaborador ao vivo, analista, anunciante, moderador, editor e administrador. Para entender melhor cada função e saber qual atribuir à sua equipe, acesse essa página de ajuda do Facebook
Ao administrar uma página, a sua empresa tem a possibilidade de criar impulsionamentos. Com um baixíssimo investimento, você pode potencializar o alcance de suas publicações, fãs da sua página, acesso ao seu site, etc.
A maioria das pessoas já entendeu e se acostumou com essa separação de perfil e, quando veem uma empresa usando um perfil, a credibilidade acaba na hora. Criar uma página passa uma imagem séria, profissional, confiável e, ao mesmo tempo traz ao cliente a sensação de proximidade.
Esse artigo te ajudou? Ficou com alguma dúvida? Quer dar alguma sugestão? Fale com a gente!