Hashtags são termos associados a um determinado assunto em redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter. Quando a combinação (# + palavra) é publicada, transforma-se em um hiperlink que leva para uma página com outras publicações relacionadas ao mesmo tema.
Por exemplo, se um usuário do Instagram, publica uma foto com a hashtag #gato, todos na rede social podem encontrar conteúdos relacionados — outras imagens de gatos, em geral — clicando sobre a palavra.
O recurso é simples e fácil de usar, mas algumas “boas práticas” devem ser seguidas. Se usadas com critério, as hashtags ajudam as pessoas a encontrarem a página de sua empresa mais facilmente e a engajar seu público-alvo, por exemplo.
No geral, deve-se usar palavras relacionadas ao item que foi publicado. Por exemplo, se você postar um texto sobre marketing, pode usar hashtags como #marketing, #OnlineMarketing, #MarketingMigital, #Estrategia, #MarketingDeConteudo, etc. Usar uma hashtag como “#Piscina” (que não tem nada a ver com o assunto) seria inapropriado e levaria o seu post a pessoas que (provavelmente) não se encaixam no seu público-alvo. Sendo assim, separamos uma lista do que NÃO fazer quando for usar as hashtags:
Conforme já falamos, o recurso serve como indexador, facilitando buscas de outros usuários e, por isso, não deve ser utilizado para descrever ou destacar tudo o que aparece em um texto ou imagem.
Usar o recurso em excesso dificulta a leitura do conteúdo e também pode afastar os seguidores, além de soar oportunista, como um desejo de aparecer em todas as páginas de indexação.
#quandovocêescreveassim, dificulta a leitura do público. Os espaços existem na escrita por um motivo, que é o de dar fôlego à leitura, facilitando a compreensão. Quando são suprimidos, as palavras se misturam — especialmente as que iniciam e terminam em vogais — e o leitor demora para entender o que foi escrito.
Mantenha suas hashtags curtas e, se realmente precisar de mais de uma palavra, inicie cada uma com letra maiúscula, como em #MarketingDigital.
Ao contrário do tópico anterior, #colocar #uma #hashtag #no #início #de #cada #palavra ajuda a separar os termos, mas também prejudica a leitura, pois coloca pausas demais. Além disso, não faz sentido indexar artigos, como “a”, ou preposições, por exemplo “no”, que não dizem nada sobre sua publicação.
Separe as hashtags do seu texto, colocando-as no final, depois de ter expressado sua ideia principal. Em alguns casos, se a palavra que você deseja utilizar como hashtag estiver no meio da frase. Mas use sem excessos e em termos que realmente fizerem sentido.
Hashtags são um recurso que deve ser informal e divertido, mas nem por isso esqueça de corrigir a ortografia do seu texto. Às vezes, um simples erro de digitação pode acabar com o engajamento da sua hashtag. Mais do que colocar em xeque a sua credibilidade, uma hashtag escrita de forma errada é inútil, pois não indexará seu post à página desejada.
Imagine um post no Instagram com a hashtag #MarktingDigital. Além da grafia incorreta, o link não direcionaria para a página desejada. Não tem ninguém falando sobre #MarktingDigital — mas, se houver, serão apenas alguns poucos que cometeram o mesmo equívoco.
Se utilizadas com moderação e da maneira correta, as hashtags são boas aliadas, pois ajudam a melhorar o alcance dos posts, a interagir com seus seguidores e a divulgar sua empresa, produto ou serviço.